A importância na adaptação da criança na Escola

23/03/2018

Período de adaptação

       O início de uma criança na escola é sempre difícil. Por isso, é considerado por nós um momento muito importante e levado muito a sério!

       É um momento de adaptação da criança e dos pais. A criança que está se inserindo num mundo novo, até então nunca conhecido. E os pais, que também sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. 

Como preparar a criança?

       É importante não esconder nada. Explique que ele vai para a escola a partir de um determinado dia, que você vai levá-lo, vai buscá-lo e que o acompanhará no início. Fale dos novos amigos que irá fazer, da professora, de como é a escola e o que acontece nela. Não crie falsas expectativas no seu filho. Explique que você vai acompanhá-lo, mas que, depois disso, você vai voltar ao trabalho e ele vai ficar só com a professora e com os colegas. É fundamental que os pais passem segurança aos seus filhos nesse processo. 

       Neste período também, algumas crianças podem querer levar algum brinquedo ou objeto significativo para a escola. Se isso ocorrer, combine com a equipe da escola e permita com que a criança leve, isso vai auxiliar que ele se sinta mais seguro nesse momento. 

Qual o papel da família no processo de adaptação?

       Primeiramente, parte da escola. Posteriormente a isso, os pais devem conhecer bem as rotinas, buscar conhecer toda equipe da escola para sentir-se seguros e passar isso aos seus filhos. Além disso, algum familiar que a criança tenha mais contato deve participar inicialmente indo junto na escola, estimulando que a criança fique e sinta-se segura neste novo ambiente. 

 

Lembre-se: nunca vá embora sem se despedir do seu filho, isso pode aumentar a insegurança dele

        Outro ponto importante é demonstrar interesse em como foi o dia ou período que a criança ficou na escola, porém, sem fazer perguntas exageradas. Isso além de fazer com que as crianças sintam que os pais se preocupam com ela, estimulará a gostar da escola. 

E quando eles choram?

       Devemos primeiro identificar que tipo de choro é; se a criança está chorando para manipular o ambiente ou então por não querer se afastar dos pais. Se isso ocorrer, converse com a escola para ver que medidas devem ser tomadas. Mas não esqueça, é normal a criança chorar neste processo, afinal é tudo muito novo pra ela. 

Lembrando algumas dicas

  • Evite fazer comentários sobre a adaptação da criança em sua presença.
  • Entregue seu filho à professora e caso já esteja caminhado, coloque-o no chão, para facilitar a despedida. Deixe seu filho, diga adeus com naturalidade e não prolongue a despedida.
  • Evite interrogatório sobre o dia da criança na escola. 
  • Mantenha a regularidade e pontualidade.
  • Permita que a criança leve um objeto de casa neste período. Pode ser um brinquedo ou qualquer outra coisa que tenha apego. Este objeto representa uma ligação com a casa e faz a criança  se sentir mais segura.
  • Lembrando que, todo início de ano existe a readaptação das crianças que já estavam na escola no ano anterior, pois sempre existem mudanças; muda a sala de aula, as professoras, os colegas e inclusive a rotina. Por isso as dicas a cima são importantes a todos!
  • E caso surja alguma dúvida ou insegurança, procure a equipe da nossa escola. Estaremos sempre a disposição. 

     Texto elaborado pela psicóloga Cristiane Feil.